Carregando...

Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana

A Escola

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana busca viabilizar a preservação do patrimônio material e imaterial por meio da capacitação em técnicas construtivas tradicionais, atendendo à demanda por mão de obra qualificada para serviços de restauração e construção civil na região e à necessidade de geração de renda para a economia local.

Dentro dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Pedra, a escola tem um papel inovador e singular, ao incentivar o compartilhamento de um conhecimento e ao gerir atividades pedagógicas em parceria com instituições locais.

Os cursos

Os cursos começam a ser oferecidos no segundo semestre de 2019 e são divididos em cinco áreas de qualificação: Alvenarias (taipa de pilão, adobe e pau a pique), Carpintaria, Ferragem (forja artística e ferragem), Cantaria (pedra) e Pinturas Especiais (cal, óleo, estêncil e pátinas), além de aulas de Empreendedorismo, História e Patrimônio Cultural, Comunicação e Expressão.

A proposta metodológica será adequada ao perfil do público-alvo, com estratégias pedagógicas que valorizam os conhecimentos previamente adquiridos e agregam novos valores, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos na vida dos alunos.

Nesse sentido, a disciplina de Empreendedorismo é considerada fundamental, porque contribui para um dos mais importantes objetivos da escola: a inserção econômica e produtiva dos alunos, de maneira autônoma e independente.

Sem custo para os participantes, as aulas são voltadas tanto para profissionais que já atuam no setor, como a pessoas interessadas em aprender um ofício. Serão 100 participantes por semestre, divididos nas cinco qualificações. A população de Mariana e região tem prioridade no acesso às vagas.

 

Alvenarias e Pinturas especiais

A Alvenaria é um Ofício Tradicional que trabalha com conceitos básicos de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos feitos com terra, as práticas de produção de tijolos de adobe e elevação de paredes de taipa de pilão e pau a pique. Já Pinturas Especiais apresenta a tradição no uso de pigmentos naturais e suas tipologias, preparação e mistura de cores, os diversos materiais e técnicas, o uso da cal, caiação e pintura, argamassa pigmentada entre outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Carpintaria

Carpintaria é o mais antigo dos Ofícios e trabalha com madeira em estado bruto ou maciço para utilizar em peças para uso em construções, móveis, ferramentas, entre outros. A função do carpinteiro, então, é transformar a madeira encontrada na vegetação. Para isso, precisam ter conhecimento e saber as características da madeira para desenvolver os projetos de construção civil.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Forjaria

A Forjaria dá forma ao metal por martelamento ou prensa, moldando vergalhões e ferros de 800 a mil graus. O grande segredo é modificar a estrutura do material, porque assim ele melhora as propriedades e ganha resistência. A Forjaria é praticada principalmente para confeccionar ferramentas e dobradiças, além de poder ser utilizada também em serralherias e oficinas mecânicas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Cantaria 

A Cantaria tem a pedra como matéria prima a ser modelada para a construções e edificações que têm estruturas em suporte pétreo. Basicamente, o trabalho de Cantaria parte de linhas traçadas paralelamente e o objetivo é planar o corte entre essas linhas. Quem pratica, os oficiais canteiros, precisam escolher e utilizar com precisão as ferramentas adequadas ao tipo de trabalho a ser executado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além das aulas teóricas e práticas ligadas aos ofícios, os alunos recebem aulas complementares de empreendedorismo, história e patrimônio cultural, comunicação e expressão, além da realização de trabalhos de campo.

Os imóveis que abrigam as instalações da escola pertencem à Fundação Marianense de Educação, instituição ligada à Arquidiocese de Mariana, e serão cedidos ao projeto cultural por três anos.

 

Publicações

Em 2023, a Escola de Ofícios lançou suas duas primeiras publicações, os livros Manual Cores da Terra – Produção de tintas com pigmentos de solos, organizado pelos autores Anôr F. Carvalho e Fernando P. Cardoso, e Técnicas Construtivas Tradicionais – Um olhar para a diversidade no território de Mariana, organizado pelos autores Adelaide L. N. Dias e Fernando P. Cardoso. Ambas as publicações estavam previstas entre as entregas do projeto cultural.

 

Tem a missão de divulgar os conhecimentos acumulados pelo projeto de pesquisa e extensão universitária Cores da Terra. Reúne desde recortes históricos sobre técnicas tradicionais de pintura, até informações básicas de solos e a descrição detalhada (com exemplos e passo a passo) da produção de tintas a partir de pigmentos obtidos em diferentes tipos de solo.

 

Um registro completo das técnicas construtivas locais do território de Mariana, desde o período de ocupação do território brasileiro até, mais adiante, a introdução de novos materiais e influências estéticas modernizadoras trazidas para o interior do país desde a fuga da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro.

 

Viabilização do projeto

Este projeto foi desenvolvido pelo Instituto Pedra através do patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio da Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana.

Para outras informações, acesse: www.escoladeoficios.org.br

Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br

Contratos e acordos

BNDES – Contrato de aplicação de recursos não reembolsáveis

Outros projetos.

pt_BR