Carregando...

Museu de Mariana

Igreja de São Francisco de Assis 

A Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana, Minas Gerais, foi construída entre 1763 e 1794, contando com a participação dos notáveis José Pereira Arouca, Manuel Costa Athaíde, Francisco Vieira Servas e Francisco Xavier Carneiro, é um dos principais ícones do barroco brasileiro, destacando-se por sua monumentalidade e excepcionalidade artística. Foi tombada individualmente pelo IPHAN através do Processo 72 de 1938. O monumento preserva sistemas construtivos tradicionais do período barroco e um acervo artístico ímpar, sendo um dos bens mais visitados no município até a sua interdição, em 2013, devido ao risco de desprendimento de peças do arco-cruzeiro. Até sua interdição por riscos estruturais, em 2013, era um dos bens culturais mais visitados de Mariana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagens cedidas pela Prefeitura de Mariana.

Casa do Conde de Assumar 

A Casa do Conde de Assumar, já denominada Casa de São Francisco, está inserida no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico tombado pelo Processo 62 de 1938 do IPHAN e possui significativa relevância cultural e histórica para a cidade de Mariana/MG e para o Brasil. Com construção provável em 1715, teria servido como moradia do último governador da Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro, Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que governou entre 1717 e 1720, posteriormente foi residência de Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo de Mariana.

Museu de Mariana

O Museu de Mariana, a ser instalado na Casa do Conde de Assumar e com a Igreja de São Francisco de Assis em seu roteiro de visitação, surge a partir da junção de duas propostas: a do Museu do Imaginário e a do Museu da Cidade de Mariana. Pensado enquanto um museu de cidade, o equipamento toma a cidade enquanto artefato patrimonial e fenômeno dinâmico, abordando os aspectos sociais, históricos e culturais na sua relação com o território e sociedade.

Projeto Cultural

Viabilizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar para implantação do Museu de Mariana prevê também o desenvolvimento do projeto de gestão cultural e manutenção para o Museu, buscando garantir sua sustentabilidade. É realizado em parceria com a Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana, com patrocínio do BNDES e apoio da Vale.

Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br

Contratos e acordos

Termo de Parceria – Instituto Pedra, Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana

BNDES – Contrato de aplicação de recursos não reembolsáveis

Outros projetos.

pt_BR