A história
Projetado por Olavo Redig de Campos e construído no início da década de 1950, o edifício residencial de características modernas está localizado em um terreno na Gávea. O pátio e o paisagismo de Burle Marx direcionam e integram as diferentes alas da casa, que foi concebida não só como habitação de Walther Moreira Salles e sua família, mas também como ponto de encontro e de eventos sociais.
O desenho do projeto, que delimita de forma suave a transição das alas sociais, de serviço e privativas, assim como o emprego de elementos característicos da arquitetura moderna carioca como o cobogó e a marquise ondulada, destacam esse conjunto como importante marco da arquitetura moderna brasileira. No final da década de 1990, o imóvel passa por um processo de adaptação arquitetônica para ser a sede Instituto Moreira Salles, com espaços expositivos.
O projeto
Para a elaboração do projeto de restauro, a pesquisa histórica e o estudo arquitetônico do ambiente foram desenvolvidos de maneira integrada e consideram todas as dimensões materiais e simbólicas do conjunto, de forma a embasar todas as decisões necessárias.
A área prevista no projeto inclui a residência principal, os elementos artísticos integrados e as áreas de convívio social externas.