Carregando...

Museu Boulieu

Collection

The Boulieu Collection has more than 1,200 works and was formed by the Franco-Brazilian couple Maria Helena and Jacques Boulieu, from trips made since the 1950s through the interior of Brazil and in countries colonized by Portugal and Spain. The collection of sacred art gathers artistic specimens that look at the history of Iberian colonization around the world and the importance of the Catholic faith in this process.

Índia, Sri Lanka, Filipinas, Peru, Guatemala no exterior, e no Brasil, Maranhão, Bahia e Minas Gerais, são alguns dos locais de origem das esculturas, pinturas, oratórios, imagens, aparatos litúrgicos, entre outros objetos. Assim, a coleção revela como o catolicismo foi interpretado e recriado em culturas tão heterogêneas, em épocas que variam do fim do século XVII a início do XX.

This slideshow requires JavaScript.

Donation

Em 2014 o casal doou a coleção à Arquidiocese de Mariana, com o objetivo de viabilizar a criação de um novo museu na cidade de Ouro Preto, o Museu Boulieu. Com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e patrocínio da Vale, a criação desse novo espaço expositivo acontece num contexto de reconhecimento da vocação museal da cidade e da importância disso para o desenvolvimento cultural e econômico da região.

Project

Visando a preservação e divulgação deste importante acervo, o projeto prevê a implantação do Museu Boulieu, pensando o plano museológico, projeto expográfico e o programa educacional, além de obras de restauração e adaptação no prédio do antigo Asilo São Vicente de Paulo, para que este abrigue a sede da instituição.

This slideshow requires JavaScript.

Na proposta museológica, a história do acervo será contada em paralelo a abordagens históricas das viagens da colonização e do avanço da religião no Brasil, nas Américas e na Ásia.

Para a instalação do Museu Boulieu, está em processo uma intervenção no antigo Asilo São Vicente de Paulo, em Ouro Preto. O museu será composto de dois edifícios, cuja origem é vinculada à antiga Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Embora ambos tenham adquirido uma configuração estilística que remete ao início do século XX, o edifício menor tem origem como capela e foi construído ainda no século XIX.

O edifício maior, por sua vez, data da primeira metade do século XX, tendo sido construído como asilo e posteriormente utilizado como velório. Trata-se de exemplar de arquitetura sanitarista, com características que procuravam otimizar critérios como salubridade e higiene.

As intervenções realizadas têm como motivação conciliar as novas demandas museográficas e expográficas aos edifícios e suas características originais. Para isso, foram introduzidos novos elementos de circulação, visando a promover um percurso de visitação, tais como uma passarela e uma nova escadaria.

Os edifícios eram originalmente acessados pela lateral, o que dificulta a percepção de local como instituição aberta à visitação. Nesse sentido, os espaços comuns foram requalificados de maneira a atender o acolhimento de público a partir da via, desenvolvendo uma recepção no interior do lote. Esta se desenvolve com novas passagens cobertas, em estrutura metálica, que organizam e distribuem o fluxo de visitação.

Além da área em que será exposta a Coleção Boulieu, o futuro museu deverá contar com espaços para reserva técnica, sala administrativa, reprodução de áudio e vídeo, serviço de alimentação e exibições temporárias.

A criação do museu envolve o cuidadoso trabalho de organização e processamento técnico do acervo, que possa garantir a preservação dos bens culturais. Esse processo se encontra em etapa inicial, que inclui classificação e inventário de todas as peças, para permitir sua análise e posterior seleção.

Project Feasibility

This project is made possible by the Federal Culture Incentive Law, with the sponsorship of Vale.

To be a sponsoring partner, just contact us contato@institutopedra.org.br

Other projects.

en_GB