Esta publicação tem caráter híbrido, uma vez que reúne textos relacionados as ações de implantação do Museu Boulieu, como projeto cultural viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, e privilegia a seleção de itens do acervo que foram analisados e contextualizados por especialistas. Trata-se de um panorama inicial do que este museu oferece ao público, e convida os leitores a conhecerem-no.
Localizado no principal acesso ao centro da cidade mineira de Ouro Preto (MG), ocupando as instalações do antigo Asilo São Vicente de Paulo, O Museu Boulieu abriga uma coleção com mais de 1.200 obras de arte sacra formada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu, a partir de viagens realizadas desde a década de 1950 pelo interior do Brasil e por países colonizados por Portugal e Espanha como México, Guatemala, Peru, Índia (região de Goa), Sri Lanka e Filipinas. A coleção reúne exemplares artísticos que olham para a história da colonização ibérica ao redor do mundo e a importância da fé católica neste processo.
A edificação conta com uma área de quase 400m² para exposição no pavimento superior (6 salas) e, no térreo, com saguão de entrada, bilheteria, café/loja, sala multiuso, sala do Educativo, espaços administrativos e reserva técnica.
Este projeto foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, da Arquidiocese de Mariana e do IPHAN.
Ano de publicação: 2022
Localidade: São Paulo
Project: Museu Boulieu
Autor: Instituto Pedra