Carregando...
  • Acreditamos no patrimônio como uma construção social que deve ser abordado de forma integral

    Saiba mais

  • Como uma abordagem integrada permite a devolução de um patrimônio à cidade

    Saiba mais

Nossos projetos.


Segundo as características de cada bem cultural, além de preservá-lo, buscamos aprofundar pesquisas históricas, fortalecer as relações sociais com seu entorno e difundir o conhecimento adquirido. Atualmente, contamos com as seguintes iniciativas em fase de execução.

Atividades.


 

Nosso principal objetivo é valorizar o patrimônio, por meio da recuperação material e de suas relações simbólicas e sociais, dando propósito integral à sua preservação, por meio dos seguintes tipos de serviço:

Projeto Arquitetônico

Com uma equipe qualificada de arquitetura, realizamos estudos preliminares, levantamentos, projetos básicos e executivos de arquitetura para bens de interesse cultural a serem avaliados pelos órgãos de preservação do patrimônio. Também contratamos e supervisionamos empresas especializadas para a elaboração de projetos complementares (elétrica, hidráulica, estrutura, prevenção e combate a incêndio, etc.), assim como para as aprovações necessárias frente às prefeituras  e órgãos responsáveis.

Gerenciamento de obras civis

A partir de processos minuciosos, o Instituto Pedra seleciona, contrata e supervisiona empresas especializadas para a execução de obras de restauração e modernização de edificações de interesse cultural. Para assegurar a qualidade desde a execução até a prestação de contas, todas as equipes trabalham em conjunto. Ao término das obras, é entregue à instituição gestora um “manual de conservação” do bem restaurado, para que a sua manutenção possa ser feita de forma qualificada.

Curadoria e produção de exposições

A partir de temáticas caras ao Instituto Pedra e da necessidade de difusão de acervos vinculados a instituições de salvaguarda do patrimônio, organizamos exposições, projetos museológicos e expográficos, além de atividades complementares, como mediação cultural, programas educativos, produção de catálogo e outras publicações.

Gestão de acervos

Algumas instituições contam com acervos históricos, artísticos e documentais de alta relevância, que precisam ser conservados. Em muitos casos, são também coleções que podem atrair grande interesse do público. Para essas demandas, o Instituto Pedra seleciona e contrata empresas especializadas em serviços como inventário, catalogação, higienização, restauração, acondicionamento, digitalização e demais atividades para preservar o acervo em questão.

Programa Educativo

Para a realização de um projeto no campo do patrimônio, é necessário que se pesquise o objeto de trabalho e se estudem diferentes abordagens. Esse processo gera conhecimento, que deve ser compartilhado para enriquecer a relação da sociedade com o bem patrimonial. Assim, elaboramos e implantamos programas com atividades como seminários, cursos, oficinas, visitas guiadas e ações mediadas, podendo ser realizadas em parceria com instituições do campo da educação e da cultura.

Publicações

A partir de pesquisas em torno de nossos objetos de trabalho, reunimos material histórico, técnico e científico para a publicação de vídeo documentários, livros, catálogos e artigos para divulgar o bem patrimonial em questão, as atividades realizadas e seus respectivos impactos sociais, buscando compartilhá-las também como boas práticas no campo do patrimônio.

Plano de Gestão

Considerando que parte dos projetos realizados preveem a criação ou requalificação de equipamentos culturais, elaboramos um plano baseado nas necessidades da instituição gestora. O plano apresenta análise territorial, tipos de uso do espaço, perfil e qualificação profissional da equipe, programação cultural básica e complementar, serviços de manutenção predial, orçamento estimado, fontes de recurso complementares e todas as informações que favoreçam uma gestão sustentável e eficiente.

Consultoria e Assessoria

Para algumas empresas e instituições, a decisão sobre a realização de um ou mais projetos para salvaguardar o patrimônio cultural exige um olhar estratégico e financeiro prévio. Nesses casos, oferecemos consultorias estratégicas, que podem resultar em projetos a serem realizados em conjunto com a instituição contratante.

Sobre o Instituto.


 O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações no campo do patrimônio cultural. 

Nossa missão

 Valorizar o patrimônio cultural considerando suas dimensões simbólica, material e territorial. 

Visão

 O patrimônio cultural como valor fundamental para a construção de uma sociedade igualitária e diversa. 

Valores

Interesse comum; busca pela excelência; resiliência; confiança; autonomia.

Diretrizes

 Patrimônio deve ser abordado de forma integral; conhecimento gerado é difundido; diálogo e transparência nas relações e parcerias; as relações devem ser justas; trabalho em equipe e com autonomia; nossos projetos devem deixar um legado positivo.

Parceiros.


Resultado de imagem para logo bndes           logo unifetecnehub         logopuc

logo MAB Advogados           logo_ppal        vale_c

Nossa Equipe.


Composta por profissionais com diversas formações acadêmicas e experiências profissionais, nossa equipe trabalha sob constante troca de conhecimento e preocupação com a sustentabilidade dos projetos, em diálogo com os públicos participantes e beneficiados.

Luiz Fernando de Almeida

Luiz Fernando de Almeida

Diretor Presidente

Por quase 10 anos, atuou como presidente do IPHAN e coordenador nacional do Programa Monumenta, dirigindo a implementação da política de patrimônio no Brasil. Também foi Membro do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco de 2008 e 2011, fundador da revista Óculum e Diretor do Museu de Arte do Rio. Formado em Arquitetura, é um dos fundadores do Instituto Pedra.

Norton Ficarelli

Norton Ficarelli

Diretor Adjunto

Profissional do campo do patrimônio cultural desde 2011, integrando a equipe do Instituto Pedra em 2013 na elaboração e execução de projetos. Com Master em Gestão Cultural na Universitat de Barcelona e graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero,  trabalhou anteriormente em instituições como Osesp, Cisne Negro Cia. de Dança, Museu do FC Barcelona e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Mariana Victor

Mariana Victor

Arquiteta Coordenadora

Formada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Restauro do Patrimônio Histórico e Urbanístico pela FAU Santos. Trabalhou em escritórios de arquitetura e colaborou em projetos de restauração diversos antes de integrar a equipe de arquitetura da Vila Itororó. Atualmente é responsável pelos projetos de restauração e acompanhamento de obra do Instituto Pedra, juntamente com Benjamim Saviani e Luiz Fernando de Almeida.

Benjamim Saviane

Benjamim Saviane

Arquiteto Coordenador

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com formação complementar na Università degli Studi de Florença e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. Ingressou inicialmente para a equipe de arquitetura da Vila Itororó, sendo atualmente responsável, junto com Mariana Victor e Luiz Fernando de Almeida, pelos projetos de restauração e acompanhamento de obras do Instituto Pedra.

Alessandro Percinoto Pompei

Alessandro Percinoto Pompei

Gerente de Obras de Restauração

Atuou mais de 20 anos junto a iniciativa privada, na gestão de contratos, planejamento e execução de obras de restauração de patrimônio arquitetônico como centros culturais, teatros, museus e igrejas. Cursou Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Belas Artes em São Paulo.

Carla Calixto

Carla Calixto

Gerente Administrativo-Financeira

Com experiência acumulada de 8 anos na área administrativa/financeira, possui Bacharel em Administração de Empresas na Universidade 9 de Julho e MBA em Finanças Avançadas pela Universidade Paulista. Desde 2015, faz o gerenciamento administrativo dos diversos projetos que o Instituto Pedra realiza, além de coordenar o Departamento Administrativo interno.

Carolyna Todente

Carolyna Todente

Gerente de Portfólio e Planejamento

Mestre em Políticas Públicas (UFRGS) e advogada, sua atuação gerencial percorre o setor público e terceiro setor, em projetos de cooperação interinstitucionais, passando por justiça, educação e, agora, cultura. Tem experiência em desenvolvimento e reestruturação organizacional, gestão de projetos e de pessoas. Integra desde 2023 a equipe do Instituto Pedra como gerente de portfólio e planejamento.

Louise Uchôa

Louise Uchôa

Coordenadora de Projetos Culturais

Maranhense, mestra em Arquitetura pelo Politecnico di Milano e urbanista e arquiteta pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui experiências nos setores privado e público tendo trabalhado com projetos habitacionais, patrimônio e pesquisa. Ingressou no terceiro setor em 2020 atuando com desenvolvimento institucional e coordenação de projetos sociais que interseccionam caminhabilidade, espaços públicos e gênero. Em 2023 ingressou na área da cultura integrando a equipe do Instituto Pedra como coordenadora de projetos culturais.

Natália Gradin

Natália Gradin

Coordenadora de Projetos Culturais

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP, pós-graduanda em Gestão de Projetos e certificada internacionalmente em gestão de projetos sociais. Atua no campo de políticas públicas e em iniciativas sociais e culturais há onze anos, acumulando experiência com gestão de projetos e programas, design thinking, planejamento estratégico, monitoramento e avaliação e relacionamento com stakeholders. Ao longo da carreira, atuou no setor público, terceiro setor e negócios sociais internacionais. Atualmente realiza mentorias e consultorias na área de projetos de forma autônoma e integra o Instituto Pedra desde dezembro de 2023.

Viviane Longo

Viviane Longo

Museóloga

Historiadora e museóloga formada pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Gestão Cultural pelo Senac-SP.
Há 12 anos atua na área de preservação, organização e gestão de acervos, sendo que desde 2018 realiza projetos e consultorias na área museológica, sobretudo na elaboração de planos museológicos, pesquisa e produção de exposições.

Lucas Florêncio

Lucas Florêncio

Historiador

Historiador formado pela Universidade Federal de São Paulo – bacharel, licenciatura e certificado em Patrimônio e Memória. Atualmente desenvolve mestrado no programa de pós-graduação em História na mesma universidade. Integrou o Grupo Ururay, coletivo cultural conhecido pela atuação com o patrimônio cultural e memória da zona leste de São Paulo (SP). Tem experiência em pesquisas acadêmicas, principalmente nas áreas de história cultural e das cidades.

Amanda Santos

Amanda Santos

Arquiteta

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Bauru. Ingressou no Instituto Pedra em 2022, ainda como estagiária, participando do projeto de restauro para o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Atualmente atua na equipe de arquitetura em projetos de restauro.

Ana Luiza Teixeira

Ana Luiza Teixeira

Arquiteta

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA na área de conservação e restauro. Tem experiências em pesquisas acadêmicas, assessoria técnica e projetos arquitetônicos. Integra a equipe do Instituto Pedra desde 2022 como Arquiteta.

Bernard Greim

Bernard Greim

Arquiteto

Arquiteto e urbanista (2015) e mestre em Planejamento Urbano (2020) pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, com intercâmbio na UBA – Universidad de Buenos Aires (2013). Também possui formação em Conservação e Restauro de Alvenarias, pelo CECI – Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (2018). Começou a trajetória no campo do patrimônio cultural como estagiário no IPHAN, e depois atuou profissionalmente em projetos de restauro em diversos locais, em estados como Paraná, Santa Catarina e Maranhão. Integra a equipe do Instituto Pedra como arquiteto desde 2022.

Ana Paula Mazarin

Ana Paula Mazarin

Advogada

Formada em Direito pela Universidade Paulista, especialista em Direito Empresarial pela Escola Paulista de Direito e pós-graduanda em Direito Constitucional e Direito Administrativo na FMU. Possui experiência no departamento jurídico de grandes empresas nacionais e multinacionais, ampla atuação nos segmentos de Contratos e Direito Societário e também com Direitos Autorais em renomadas editoras do Brasil. Membro da Comissão de Direito Empresarial e da Comissão da Mulher Advogada, ambos na OAB/SP, e aguarda deferimento para integrar também a Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP.

Oscar Neto

Oscar Neto

Assessor de Comunicação

Formado em Mídias Digitais e em Jornalismo, ambos os cursos pela Universidade Metodista de São Paulo, possui mais de 10 anos de experiência em diversas vertentes da comunicação. Com grande interesse pela atuação no Terceiro Setor, passou a integrar o Instituto Pedra como Assessor de Comunicação em 2023. Também é fotógrafo independente de movimentos sociais e dono de duas cachorras bem sapecas.

Eduarda Aguiar

Eduarda Aguiar

Assistente de Projetos

Pós-graduanda da especialização em Gestão Cultural pelo Senac São Paulo, também é Bacharel em História pela FFLCH – USP e pela Concordia University of Edmonton. Integra desde 2023 a equipe do Instituto Pedra como assistente em gerenciamento de projetos culturais. Simultaneamente desenvolve pesquisas sobre gênero e história social da arte e da cultura visual.

Elizabeth Cilli

Elizabeth Cilli

Coordenadora Administrativa Financeira

Formada em Administração de Empresas, com especialização em Finanças de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua no setor cultural há 5 anos, com experiência em rotinas administrativas financeiras. Integra desde 2018 a equipe do Instituto Pedra como Coordenadora Administrativa Financeira, com foco em prestação de contas à patrocinadores e Ministério da Cultura.

Letícia Theodora

Letícia Theodora

Analista Administrativa Financeira

Formada em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu e Pós-Graduanda em Gestão de Organizações de Economia Social na Universidade Católica do Porto (Portugal). De estagiária a Analista Administrativa Financeira, integra a equipe do Instituto Pedra desde janeiro de 2019. Está no meio cultural há muito anos com a dança, sendo formada em ballet clássico, e presente nos movimentos negros. Atua como trancista empreendedora em comunidades há mais de 10 anos no ramo de cabelos afro.

Caroline Sousa

Caroline Sousa

Assistente Administrativa Financeira

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduanda em Gestão de Projetos em MBA na USP/Esalq. Participou do projeto de implantação da maior usina solar fotovotaica da América Latina, no Piauí. Iniciou a atuação no setor cultural ao integrar a equipe administrativo-financeira do Instituto Pedra em 2021, na gestão de contas a pagar dos diversos projetos em execução.

Denys Silva

Denys Silva

Assistente Administrativo Financeiro Júnior

Formando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, iniciou seus trabalhos junto ao Instituto Pedra como estagiário em 2021. Atualmente, atua como Assistente Administrativo Financeiro Júnior da equipe administrativo-financeira do Instituto Pedra.

Cícera Moraes

Cícera Moraes

Auxiliar de Serviços Gerais

Presente no Instituto Pedra desde a sua fundação, em 2013. Atua com serviços gerais e cuida para que o escritório do Instituto seja sempre um ambiente acolhedor.

Maria Eduarda Alexandrina

Maria Eduarda Alexandrina

Estagiária de Projetos

Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, técnica em administração e especialista técnica em Gestão de Projetos pelo Centro Paula Souza. Atuou como jovem monitora cultural pela Secretaria Municipal de Cultura. Integra desde 2023 a equipe do Instituto Pedra como estagiária de Projetos Culturais.

Bruna Muniz de Barros

Bruna Muniz de Barros

Estagiária Administrativa Financeira

Estudante na Universidade Santa Rita de Cássia, com especialização em administração. Formada em técnica em administração pelo Centro Paula Souza. Atuou como jovem aprendiz em produtos e tecnologia no QuintoAndar e integra, desde 2023, a equipe do Instituto Pedra como estagiária na área administrativa financeira.

Conselho Consultivo.


Para dar orientação e suporte a decisões estratégicas sobre os rumos do Instituto Pedra, constituímos um Conselho Consultivo, formado dos profissionais reconhecidos internacionalmente no campo do Patrimônio Cultural.

Francisco Javier Lopes Morales

Francisco Javier Lopes Morales

Conselheiro

Doutor em Estudos Urbanos e Planejamento pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble II, França, possui uma trajetória reconhecida de 33 anos na área do Patrimônio Cultural, como Vice-presidente Internacional para América do ICOMOS e representante do México nas reuniões do Comitê de Patrimônio Mundial desde 1996, encarregando-se da avaliação das nominações à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2009 e 2010, e como Diretor de Patrimônio Mundial do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) desde 2001.

Juan Luis Isaza Londoño

Juan Luis Isaza Londoño

Conselheiro

Arquiteto pela Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellín), realizou estudos também em Gestão Cultural na Universidade Complutense de Madrid. Ocupou os mais altos cargos relacionados ao patrimônio cultural nos âmbitos nacional da Colômbia e da cidade de Bogotá. Foi consultor do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, da Unesco e do World Monuments Fund. Professor convidado em várias universidades da América Latina e do Caribe e da Europa; membro de comitês, conselhos e secretarias de diversas instituições culturais na Colômbia e no exterior.

Nani Arias Incollá

Nani Arias Incollá

Conselheira

Especialista em Conservação do Patrimônio pela Universidade de Napoli, Itália. Professora Titular das Universidades de Buenos Aires, Nacional de Mar del Plata e Católica de Salta. Presidente do Centro Internacional de Conservação do Patrimônio – CICOP Argentina. Assessora da Comissão Nacional de Museus, Monumentos e Lugares Históricos da Argentina. Coordenadora da Unidade de Projeto e Gestão do Plano de Obras da Manzana de las Luces pela Secretaria de Cultura da Nação Argentina.

Román Fernández-Baca Casares

Román Fernández-Baca Casares

Conselheiro

Arquiteto pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilla (ETSA), foi chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Província de Málaga até 1990, quando assumiu a Diretoria do Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, cargo que ocupa até hoje. Professor de História da Arquitetura Contemporânea, entre 1996-2008 na ETSA. Membro do Conselho Nacional do DOCOMOMO IBÉRICO, da equipe de redação da Carta de Cracóvia e dos Patronatos do Alhambra e do Real Alcázar de Sevilla.

Publicações e ações institucionais


Aqui, você pode acompanhar as principais ações institucionais do Instituto Pedra.

21/11/2023

Chamada Aberta nº 003/2023 | Edital de contratação de serviços especializados de construção civil para restauração do Cinema Olympia – Belém (PA)

O Instituto Pedra, por meio desta Chamada Aberta nº 03/2023, anuncia o processo de seleção de “Proposta Técnica e Comercial”, destinada à execução dos serviços de “RESTAURAÇÃO DO CINEMA OLYMPIA”, situado na Av. Presidente Vargas, nº 918, Centro Histórico, Belém (PA), mediante as condições estabelecidas no seguinte edital. Os interessados deverão solicitar acesso aos anexos […]

26/04/2018

Contratos e acordos do Instituto Pedra com instituições públicas

Visando dar maior transparência aos seus projetos e se adequar ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) – Lei Federal 13.019, de 2014 -, o Instituto Pedra torna público as parcerias da instituição firmadas com o Poder Público. Abaixo um breve resumo do objeto dos contratos e o arquivo para consulta: Governo do […]

pt_BR