Carregando...

News.

Seminário apresenta processo de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar em Mariana

O Instituto Pedra realiza nos próximos dias 20 e 22 de maio o seminário “Museu de Mariana e Igreja de São Francisco de Assis: projeto, obra e implantação”. A ação antecede a entrega das obras de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e a transformação da Casa do Conde de Assumar no Museu de Mariana, construções do período colonial brasileiro.

O Encontro reúne especialistas que vão tratar dos diferentes aspectos relacionados aos bens, desde a relevância histórica e artística até os desafios do projeto de restauração e implantação do museu. Entre os convidados estão Jurema Machado, Arquiteta e Urbanista, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e Percival Tirapeli, professor doutor com mais de 20 livros publicados sobre arte brasileira e especialista no período barroco.

O evento acontece na Igreja de São Francisco de Assis, o que permitirá aos participantes observar in loco os trabalhos desenvolvidos, além de serem conduzidos em uma visita mediada aos espaços para uma melhor compreensão dos assuntos tratados.

A Igreja de São Francisco de Assis, construída no século XVIII, contou com a participação dos notáveis José Pereira Arouca, Manuel Costa Athaíde, Francisco Vieira Servas e Francisco Xavier Carneiro. Já a Casa do Conde de Assumar foi, provavelmente, a morada do conde Dom Pedro de Almeida e Portugal, então governador da Capitania de Minas Gerais e São Paulo, e posteriormente foi residência de Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo de Mariana. As construções estão inseridas no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico tombado pelo IPHAN.

As vagas para o seminário são limitadas e poderão ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHlWCpjRtxir4wFiIWOP5dtnoTG-qC4O68RG4_CK0v4F6beA/viewform.

O projeto de restauração dos bens citados, financiado com recursos do BNDES e do Instituto Cultural Vale, é realizado pelo Instituto Pedra, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações no campo do patrimônio cultural nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Programação:

20/5
9h – 9h15 – Entrada/Credenciamento
9h30 – 11h30 – Diocese, irmandades e a formação da Cidade de Mariana, com Percival Tirapeli
11h30 – 13h – Almoço
13h – 14h – Projetos para Mariana – investimento público e desenvolvimento, com Jurema Machado
14h – 15h – O restauro dos edifícios: desafios e descobertas, com Benjamim Saviane
16h30 – 17h30 – A museografia e a implantação do museu, com Viviane Longo

22/5
9h – 9h15 – Entrada/ Credenciamento
9h30 – 11h30 – O Templo dos Terceiros Franciscanos no contexto Marianense: Urbanismo, Arquitetura e Talha na cultura oitocentista, com Mateus Rosada
11h30 – 13h – Almoço
13h – 14h – Projetos para Mariana – investimento público e desenvolvimento, com Anna de Grammont e Luiz Fernando de Almeida
14h – 15h – O restauro dos edifícios: desafios e descobertas, com Benjamim Saviane
16h30 – 17h30 – A museografia e a implantação do museu, com Viviane Longo

Breve currículo dos participantes:

Anna de Grammont: Doutora em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável pelo Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Málaga (ESP), Mestre em Cultura e Turismo, Arquiteta e Urbanista e Engenheira Civil pela UFOP. Coordena o Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas de Mariana.

Benjamim Saviane: Arquiteto e urbanista e mestre em arquitetura, ambos pela FAU-USP, com formação complementar na Università degli Studi de Florença e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. Ingressou inicialmente para a equipe de arquitetura da Vila Itororó, sendo atualmente responsável, junto com Mariana Victor e Luiz Fernando de Almeida, pelos projetos de restauração e acompanhamento de obras do Instituto Pedra.

Jurema Machado: Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (2012/16). Foi Coordenadora do Setor de Cultura da Representação da UNESCO no Brasil (2002/12). Presidente do IEPHA-MG (1995/98). Atuou em consultoria para o Programa Monumenta de 1999/2001. Coordenou áreas de planejamento e controle urbano dos municípios de Ouro Preto e de Belo Horizonte. Arquiteta do Plambel – Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte 1980/88.

Luiz Fernando de Almeida: Por quase 10 anos, atuou como presidente do IPHAN e coordenador nacional do Programa Monumenta, dirigindo a implementação da política de patrimônio no Brasil. Também foi Membro do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco de 2008 e 2011, fundador da revista Óculum e Diretor do Museu de Arte do Rio. Formado em Arquitetura, é um dos fundadores do Instituto Pedra.

Percival Tirapeli: Professor titular no Instituto de Artes da UNESP (2008), Universidade Estadual Paulista, Mestre (1983) e Doutor (1989), pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado (1975 e 1976) em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É professor na graduação, mestrado e doutorado na UNESP. Possui experiência em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 20 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco.

Mateus Rosada: É arquiteto e urbanista, graduado (2006) pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), onde também fez o mestrado (2010). Cursou o doutorado (2016) no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade de São Paulo (IAU-USP). Desde 2019, é Professor Adjunto da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG. Pesquisa principalmente os seguintes temas: história da arquitetura e do urbanismo, história da arte brasileira, patrimônio cultural, patrimônio e arquitetura rural, patrimônio religioso, barroco e rococó.

Viviane Longo: Historiadora e museóloga formada pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Gestão Cultural pelo Senac-SP. Há 12 anos atua na área de preservação, organização e gestão de acervos, sendo que desde 2020 realiza projetos museológicos junto ao Instituto Pedra.

en_GB