Armazém de Exportação
A história da cidade de Santos/SP, no litoral paulista, foi moldada pela instalação do porto e, posteriormente, da ferrovia. Ainda no século XVI, o bairro do Valongo começou a se transformar para responder às demandas de transporte de cargas e passageiros. No entanto, é no fim do século XVIII e início do XIX, quando da exportação de cana de açúcar e de café, que Santos tem transformações mais expressivas e um rápido desenvolvimento.
Em meados do século XIX, a estrutura para transporte das lavouras de café, no interior do Estado, até o porto, se mostrava insuficiente e foi iniciada a construção do primeiro trecho da ferrovia São Paulo Railway Co., que ligaria Jundiaí a Santos passando pela Serra do Mar.
O Antigo Armazém de Exportação faz parte desse contexto e a primeira parte de sua construção foi concluída por volta de 1868. Originalmente, a construção com características de inspiração inglesa possuía cerca de 5.700m 2 , usados para receber as milhares de sacas de café que vinham do oeste paulista e eram depois embarcadas no porto.
Em 2013, o armazém, de propriedade da Petrobras, teve parte de sua estrutura demolida, para construção de uma unidade operacional. No entanto, por estar localizado dentro da área do programa de recuperação e preservação Alegra Centro e ao lado de um bem tombado, o Conjunto Santo Antônio do Valongo, o Condephaat solicitou à Petrobras que o restaurasse.
A empresa Concrejato, selecionada por licitação da Petrobrás, por sua vez, contratou o Instituto Pedra para supervisionar a restauração e elaborar materiais técnicos complementares.
Como já havia um projeto executivo para os quase 1650m2 do armazém, num primeiro momento realizou-se sua revisão e detalhamento executivo. Posteriormente, a equipe do Instituto Pedra assessorou as obras de restauro das fachadas, da cobertura e das alvenarias de tijolo aparentes (internas e externas); restauro e a recuperação de argamassa interna; adaptações para acessibilidade e paisagismo.