Carregando...

Espaço Cultural Elza Soares

O imóvel onde está instalado o Espaço Cultural Elza Soares, localizado na Alameda Eduardo Prado, n.os 460 e 474, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), é um dos símbolos que até hoje chamam a atenção de quem passa pelos Campos Elíseos, região central da capital paulista. Os tijolos de barro que compõem sua fachada e suas grandes janelas, com esquadrias de ferro e vidro, destoam do contexto urbano e pragmático dos edifícios da região.

Fachada do galpão industrial da alameda Eduardo Prado

Fachada do galpão industrial da alameda Eduardo Prado

A documentação disponível sobre a edificação é bastante limitada. A partir de pesquisas documentais junto a acervos e arquivos municipais, o Instituto Pedra pôde estabelecer um contexto histórico de sua construção e uso. As investigações mostraram que o armazém foi concebido pelo arquiteto George Henry Krug e inaugurado em 1º de novembro de 1913, para abrigar a sede da Companhia Geral de Automóveis, empresa de importação, distribuição e assistência técnica automotiva.

Entre os anos 1940 e 1950, o edifício passou por mudanças de propriedade. Tornou-se a sede da Cia. Auto Lux, uma importadora de peças e assistência mecânica de veículos, e posteriormente abrigou dependências do magazine paulista A Exposição Clipper, conhecida loja de departamentos da época.

 

Vista interna do galpão

Vista interna do galpão

Com o passar dos anos, o uso do espaço foi adaptado para a realização de eventos, sediando o musical da Broadway Hair, nos anos 1980, e aquela que teria sido a primeira festa rave do Brasil, a L&M Rave, em 1993.

Mais recentemente, tornou-se depósito de peças de bicicletas e motos e, atualmente, funciona como espaço de apoio do Armazém do Campo, que comercializa produtos de pequenos produtores e sedia eventos culturais e de movimentos sociais. A concessão e a administração do armazém estão sob responsabilidade da Casa Brasileira de Pesquisa e Cooperação.

 

topo fachada galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

detalhe fachada galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

fachada lateral 2 galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

Paredes e estrutura galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

Fachada interna galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

cobertura interna galpão mst_Espaço Cultural Elza Soares

 

Project

As ações do tempo, as alterações estruturais e a falta de conservação e manutenção contribuíram para a degradação do imóvel. O projeto de requalificação pretende recuperar a integridade da edificação, com foco na sua reintegração estrutural.

A Casa Brasileira de Pesquisa e Cooperação mobilizou recursos próprios para iniciar a primeira etapa do processo de restauro e requalificação do edifício, que contemplou a contratação direta do Instituto Pedra para a elaboração de um conjunto de estudos fundamentais: pesquisa histórica, levantamento métrico, mapeamento de danos arquitetônicos e diagnóstico técnico do imóvel. Em 2023, o Instituto Pedra desenvolveu também o estudo preliminar, o projeto básico e o projeto legal de restauro e adaptação, todos submetidos e aprovados pelos órgãos de preservação.

Esses produtos constituíram a base técnica necessária para a formulação de um projeto cultural inscrito e executado pelo Instituto Pedra, em parceria com a Casa Brasileira de Pesquisa e Cooperação, no edital PROAC 13/2024 – Elaboração de Projetos de Arquitetura para Bens Protegidos pelo Condephaat, que compreendeu a elaboração dos projetos executivos de arquitetura e complementares de estrutura, acústica, acessibilidade, hidráulica, climatização, combate a incêndio, elétrica, SPDA, CFTV, dados, luminotécnica e comunicação visual, além do presente estudo de viabilidade e de ações de divulgação.

A finalização desses produtos proporcionou os insumos necessários para o futuro planejamento da realização das obras de restauro e adaptação, que permitirão adequar a infraestrutura do edifício aos usos atuais e ampliar significativamente suas possibilidades.

Espaço Cultural Elza Soares 1

Espaço Cultural Elza Soares 2

Espaço Cultural Elza Soares 3

Espaço Cultural Elza Soares 5

Espaço Cultural Elza Soares7

Espaço Cultural Elza Soares 8 

Espaço Cultural Elza Soares 10

A íntegra do projeto arquitetônico executivo pode ser acessada por meio de formulário de solicitação. Após enviar o formulário, envie um e-mail comunicando a solicitação para arquitetura@institutopedra.org.br.

 

 

Other projects.

en_GB