Carregando...

Palacete da Rua Formosa

O Palacete da Rua Formosa é um importante exemplar da arquitetura luso-brasileira do início do XIX, e mantém parcialmente preservado o sistema construtivo original, com técnicas do período Pombalino, adotado na reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755.

Ao longo dos anos, o palacete serviu de residência, mas também teve usos como comércio, colégio, hotel, companhia de gás, escritório de advocacia, clube de lazer, tribunal de justiça, tabelionato, sede do jornal O Imparcial, e por fim, em 1992, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de São Luís.

 

Este projeto é parte de um movimento de recuperação do centro histórico de São Luís, Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO em 1997, e visa a restauração de imóveis icônicos da cidade, gerando um impacto visível para toda a população e visitantes da cidade. Nele se proporá um espaço de acolhimento, memória e celebração da cultura e história de São Luís.

O projeto arquitetônico traz soluções que recuperam a arquitetura do palacete, mantendo ao máximo seus elementos originais, aproveitando toda sua área construída, e devolvendo para a população a oportunidade de convívio com a história e beleza singular desse edifício de tamanha relevância para a cidade.

 

Cultural project

Viabilizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural de restauração e adaptação do Palacete situado à Rua Afonso Pena n. 46 (antiga Rua Formosa) para a implantação da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com receptivo turístico para informações, prevê:

  1. Obras de restauração e adaptação arquitetônica com acessibilidade para públicos com mobilidade reduzida, deficiência visual e auditiva.
  2. Criação de um centro de informação turística com exposição sobre a cidade.
  3. Criação de auditório com 57 lugares, para receber programação cultural variada.
  4. Reabertura de mirante com vista para o centro histórico da cidade.
  5. Criação de espaço para espetáculos e atividades educativas no quintal com programação gratuita.
  6. Visitas guiadas gratuitas para todos os públicos ao fim das obras.
  7. Programa de capacitação gratuito para guias de turismo.

Este projeto é realizado em parceria com a FUMPH e Prefeitura de São Luís, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do BNDES.

To be a sponsoring partner, just contact us contato@institutopedra.org.br

Contracts and agreements

Acordo de Cooperação – Instituto Pedra e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH)

BNDES - Contract for the application of non-reimbursable resources

Other projects.

en_GB