Carregando...

Cinema Olympia

This slideshow requires JavaScript.

A história
O Cinema Olympia é uma das mais antigas salas de cinema do país, e também um dos mais importantes ícones da cinematografia brasileira. Inaugurado em 24 de abril de 1912, ainda no tempo do cinema mudo, o espaço era um símbolo de luxo e modernidade em uma época que ficou marcada pelo intercâmbio econômico com os EUA e a Europa, em torno da exportação local de borracha.

This slideshow requires JavaScript.

Ao longo dos anos, o espaço passou por alterações em sua fachada, incorporando diferentes estilos arquitetônicos. Mas as mudanças não conseguiram evitar a possibilidade iminente de encerramento das atividades, em 2006. Foi necessária forte mobilização da classe artística e da população para evitar o fim do espaço, que acabou sendo locado pela Prefeitura.

Project
Com mais de um século de história, o Cinema Olympia está passando por um processo de requalificação total. Além de dar nova vida ao equipamento cultura, a ação visa contribuir para a recuperação do Centro Histórico de Belém e a expansão do setor cultural e audiovisual local, tanto para munícipes quanto para visitantes.

Por se tratar de um ícone cultural da cidade, foram empreendidas inicialmente diversas prospecções arquitetônicas em diferentes partes do Olympia, a  fim de investigas os remanescentes da edificação original e direcionar as decisões relativas ao projeto de restauro. Por meio das prospecções foram encontrados os arcos e a platibanda da construção de 1912, que foram determinantes para a concepção da nova fachada.

As obras civis foram iniciadas em março de 2024, e marcos importantes foram atingidos ao longo do ano, como a troca completa da cobertura do edifício e a colocação de uma subcobertura de alumínio para garantir a estanqueidade, visto que as chuvas na capital paraense são constantes. Telhas de cerâmica foram utilizadas, remetendo ao material usado na cobertura original e visando a um maior conforto térmico no espaço interno.

Foram realizadas obras de fundação para intervenções específicas previstas no projeto arquitetônico, como a instalação de uma nova cabine de projeção suspensa, construída em estrutura metálica e apoiada nas tesouras reforçadas da cobertura e nas paredes de alvenaria do espaço. O novo local foi definido para atender as necessidades técnicas do novo projetor que será instalado. A cabine antiga e o antigo projetor de 35mm deverão ser restaurados para apreciação do público.

Outras ampliações e benfeitorias foram feitas, como os novos banheiros com acessibilidade universal. No fundo do salão, será instalado um bar com fechamento em vidro que vai proporcionar aos usuários uma vista da tela de projeção.

A finalização das obras está prevista para 2025, quando o equipamento cultural será entregue por completo. O salão receberá poltronas novas e modernas, bem como um sistema de som de última geração. O novo hall de entrada terá bilheteria, café, bonbonnière, além de um painel artístico. Será criado também um espaço expositivo para mostras e ações educativas.

O Instituto Pedra irá realizar ainda um plano de manutenção, gestão e curadoria cultural.

Projeto educativo
Para manter a população informada e envolvida com as obras de requalificação, o Instituto Pedra idealizou e produziu a mostra de cinema Olympia na rua, um evento gratuito realizado em via pública, a céu aberto, com sessões de curtas-metragens e outros filmes dirigidos por cineastas do Pará. Uma vinheta em formato de vídeo, contando a história do Olympia e o início do projeto de restauro, foi criada para ser exibida no início de cada sessão – e pode ser assistida here. As seis primeiras edições do evento aconteceram em 2024, reunindo um público estimado de mais de 600 participantes, em agenda que deve acompanhar o projeto cultural até a finalização do processo de restauro.

Para 2025, estão previstas ainda visitas guiadas abertas e gratuitas da população ao novo equipamento cultural, além de uma exposição sobre a história do Cinema Olympia.

O projeto cultural é coordenado pelo Instituto Pedra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991).

This slideshow requires JavaScript.

Banner GIF_BNDES_cultural_728x90

Acordos
TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Other projects.

en_GB