Carregando...

Cinema Olympia

This slideshow requires JavaScript.

A história
O Cinema Olympia é uma das mais antigas salas de cinema do país, e também um dos mais importantes ícones da cinematografia brasileira. Inaugurado em 24 de abril de 1912, ainda no tempo do cinema mudo, o espaço era um símbolo de luxo e modernidade em uma época que ficou marcada pelo intercâmbio econômico com os EUA e a Europa, em torno da exportação local de borracha.

This slideshow requires JavaScript.

Ao longo dos anos, o espaço passou por alterações em sua fachada, incorporando diferentes estilos arquitetônicos. Mas as mudanças não conseguiram evitar a possibilidade iminente de encerramento das atividades, em 2006. Foi necessária forte mobilização da classe artística e da população para evitar o fim do espaço, que acabou sendo locado pela Prefeitura.

Project
Com mais de 111 anos de história, o Cinema Olympia passará por um processo de requalificação, que inclui a execução de obras de restauro e modernização do imóvel, programa educativo e espaço expositivo. Além da reabertura, a ação visa contribuir para a recuperação do centro histórico de Belém e a expansão do setor cultural e audiovisual da cidade, tanto para munícipes quanto para visitantes.

Várias frentes compõem o trabalho a ser realizado, entre eles a restauração e modernização tecnológica do espaço incluindo medidas de acessibilidade , a elaboração de um plano de manutenção, gestão e curadoria cultural, o treinamento da equipe da FUMBEL (Fundação Municipal de Cultura de Belém), que fará a gestão do equipamento cultural, além do desenvolvimento de um programa educativo com visitas monitoradas.

Também está prevista a produção de um videodocumentário sobre o próprio Cinema Olympia.

O projeto cultural é coordenado pelo Instituto Pedra, em parceria com a Prefeitura de Belém, e foi selecionado pelo edital Resgatando a História, do BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento, no fim de 2022, e também tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991).

Acordos
TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Other projects.

en_GB