Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana, Minas Gerais, foi construída entre 1763 e 1794, contando com a participação dos notáveis José Pereira Arouca, Manuel Costa Athaíde, Francisco Vieira Servas e Francisco Xavier Carneiro, é um dos principais ícones do barroco brasileiro, destacando-se por sua monumentalidade e excepcionalidade artística. Foi tombada individualmente pelo IPHAN através do Processo 72 de 1938. O monumento preserva sistemas construtivos tradicionais do período barroco e um acervo artístico ímpar, sendo um dos bens mais visitados no município até a sua interdição, em 2013, devido ao risco de desprendimento de peças do arco-cruzeiro. Até sua interdição por riscos estruturais, em 2013, era um dos bens culturais mais visitados de Mariana.
Imagens cedidas pela Prefeitura de Mariana.
Casa do Conde de Assumar
A Casa do Conde de Assumar, já denominada Casa de São Francisco, está inserida no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico tombado pelo Processo 62 de 1938 do IPHAN e possui significativa relevância cultural e histórica para a cidade de Mariana/MG e para o Brasil. Com construção provável em 1715, teria servido como moradia do último governador da Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro, Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que governou entre 1717 e 1720, posteriormente foi residência de Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo de Mariana.
Museu de Mariana
O Museu de Mariana, a ser instalado na Casa do Conde de Assumar e com a Igreja de São Francisco de Assis em seu roteiro de visitação, surge a partir da junção de duas propostas: a do Museu do Imaginário e a do Museu da Cidade de Mariana. Pensado enquanto um museu de cidade, o equipamento toma a cidade enquanto artefato patrimonial e fenômeno dinâmico, abordando os aspectos sociais, históricos e culturais na sua relação com o território e sociedade.
Projeto Cultural
Viabilizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar para implantação do Museu de Mariana prevê também o desenvolvimento do projeto de gestão cultural e manutenção para o Museu, buscando garantir sua sustentabilidade. É realizado em parceria com a Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana, com patrocínio do BNDES e apoio da Vale.
Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br
Contratos e acordos
Termo de Parceria – Instituto Pedra, Prefeitura de Mariana e Arquidiocese de Mariana