Carregando...

Museu Água

O Museu Água
Iniciativa da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, entidade fundada há 33 anos que reúne profissionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e do setor de saneamento ambiental, o Museu Água visa preservar, pesquisar e divulgar o acervo e patrimônio histórico do setor de saneamento ambiental no Estado de São Paulo e no Brasil, fomentando a consciência socioambiental sobre o tema da água.

A criação de uma instituição cultural dedicada à preservação e difusão do patrimônio cultural do saneamento básico se dá pela necessidade de conscientizar a população acerca do desenvolvimento e importância do saneamento ambiental, articulando pesquisa, preservação e comunicação do patrimônio, promovendo a integração social e a cidadania.

O conceito de fluidez norteia a proposta de curadoria que está sendo desenvolvida para o local, se dividindo em 4 módulos: 1) Histórico; 2) Conservação da Água; 3) Hidrologia/Hidrogeologia e; 4) Pioneiros Brasileiros e Avanços Tecnológicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As instalações da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo – Centro de Reservação França Pinto
A RAE – Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo foi o órgão responsável por planejar o desenvolvimento da água e esgotos da cidade de São Paulo e outros municípios designados pelo Governo Paulista até 1954. Atual Centro de Reservação França Pinto da Sabesp, as antigas instalações operacionais da RAE que receberão o Museu Água funcionam desde sua construção, em 1929, até hoje como estação de tratamento e elevação de água para a região da Avenida Paulista, marcando a paisagem local junto de ícones da arquitetura paulista como o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Instituto Biológico, edificações vizinhas. Parte das instalações foram tombadas pelo CONPRESP através da Resolução 20/2014 em reconhecimento ao seu valor histórico para a cidade.

O escritório SIAA Arquitetos foi o vencedor do concurso nacional para escolha da sede do museu realizado em 2019.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O Projeto Cultural
O projeto prevê a elaboração dos projetos arquitetônicos de restauração e para novas construções, o desenvolvimento dos projetos de museografia e museologia, sob responsabilidade da Base 7 Projetos Culturais, além da realização de seminário sobre a história do saneamento básico paulista.

O Instituto Pedra é a instituição responsável pelo projeto cultural de criação do Museu Água, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e contando com o patrocínio da Absolute Investimentos, Moat Capital, Dexco, Aquapolo Ambiental, Ambev e Leo Madeiras.

Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br.

Outros projetos.

pt_BR