Loading...

Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT

Sobre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT

Em 1899 é criado o Gabinete de Resistência de Materiais da Escola Politécnica de São Paulo, que, em 1934, se torna o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, atualmente vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Sua atuação está focada em quatro grandes áreas do conhecimento: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia. A partir de doze centros tecnológicos, desenvolve estudos em segmentos como energia, petróleo e gás, meio ambiente, segurança e saúde, sendo um dos mais importantes institutos de pesquisa do país e um importante agente na promoção e aperfeiçoamento da ciência, tecnologia e inovação.

Acervo

Desde sua fundação, em 1899, o IPT construiu um acervo técnico-científico singular, complexo e diverso. São mais de 110 mil itens, entre textos, cadernos de pesquisa, positivos fotográficos, fotografias emolduradas e álbuns, negativos em diversos suportes, slides, filmes em VHS, máquinas, balanças, microscópios e lâminas, amostras de madeira e de outros materiais.

Desenvolvedor de tecnologias de ponta desde a sua criação, o IPT vem influenciando há décadas a vida das pessoas e, ao longo de mais de 100 anos de existência, acumulou uma série de objetos, entre maquinários, documentos e fotos, que mostram a posição de vanguarda da instituição no desenvolvimento tecnológico do país.

Por meio dessas centenas de milhares de peças, documentos e imagens, é possível entender a posição de vanguarda da instituição no desenvolvimento tecnológico do país e os reflexos desses avanços em transformações econômicas, sociais e culturais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Projeto

Em parceria com o IPT, o Instituto Pedra elaborou esse projeto com o objetivo de inventariar e acondicionar o acervo de forma a disponibilizá-lo para pesquisadores e público em geral. Na etapa realizada até fim de 2020, dado o recurso captado e a complexidade do acervo, foi selecionada uma amostra de aproximadamente 13.000 itens a serem trabalhados, servindo como uma ação piloto que deverá balizar a continuação do processo. Nesse primeiro grupo estão, por exemplo, armamentos da Revolução Constitucionalista de 1932, miniaturas de protótipos de aviões construídos ao longo da década de 1940, equipamentos de pesquisa e cartas de presidentes da República.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O minucioso trabalho de inventário e adequação do acervo é feito de forma específica para cada peça ou documento, a depender de suas características, tais como material, estado de conservação, origem, relevância histórica. Além disso, ainda serão entregues ao IPT um manual de conservação, manutenção e salvaguarda dos  itens e um plano de classificação dos mesmos, que permitirá não apenas a organização de todo o acervo, mas também a definição das diretrizes para implantação de espaço expositivo.

Viabilização do Projeto

Este projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da CBMM, 3M do Brasil e Grupo Ultra.

Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br

Contratos e acordos

IPT – Chamamento público

IPT – Protocolo de Intenções

 

Outros projetos.

pt_BR