Carregando...

Acervo Frans Krajcberg

Frans Krajcberg 

Nascido na Polônia, em 1921, e naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg foi um artista que transitou por diferentes campos, como escultura, pintura, gravura e fotografia. Após o início da Segunda Guerra Mundial e a intensificação da perseguição contra os judeus, se vê obrigado a deixar seu país natal, encontrando asilo na União Soviética, onde inicia seus estudos em engenharia e artes na Universidade de Leningrado. Com o fim da guerra se muda para a Alemanha, ingressando na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Chega ao Brasil com 27 anos, em 1948, morando no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná até sua mudança para Paris, em 1958. Retorna ao Brasil em 1964 e intensifica suas pesquisas na utilização de elementos da natureza para construção de suas obras e no ativismo na defesa do meio ambiente, característica que marcará a produção do artista até sua morte, em 2017.

O acervo

Composto por mais de 48.000 itens, o acervo pessoal do artista foi doado ao Governo do Estado da Bahia em 2009 visando a preservação e divulgação após a sua morte. A coleção, que inclui esculturas, gravuras, fotografias, pinturas e objetos pessoais, está armazenada no Sitio Natura, antiga residência e ateliê do artista em Nova Viçosa (BA), que também foi doado do governo baiano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O projeto

Realizado em parceria com o IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, o projeto visa a salvaguarda do acervo, a partir da identificação e ações de higienização, restauração e acondicionamento emergenciais. Após o inventário realizado, juntamente com o IPAC, será estabelecida uma estratégia sobre a conservação – com transferência parcial do acervo para reserva técnica a ser definida – e divulgação – através de exposições itinerantes e publicações.

Este projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da Termo Norte Energia.
Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br

Outros projetos.

pt_BR