Carregando...

Oficina de Locomotivas

Sobre a Oficina

A Oficina de Locomotivas, parte integrante do Conjunto Ferroviário Central de Araçatuba, é um exemplar característico das edificações da rede da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – EFNOB, importante companhia ferroviária que operava linhas que ligavam o centro-oeste paulista até a cidade de Corumbá, na divisa do Mato Grosso do Sul com a Bolívia. Depois do Complexo de Bauru (SP), o de Araçatuba compunha o maior entroncamento ferroviário da rede, sendo ponto estratégico para fins militares, políticos e econômicos do governo brasileiro e no desenvolvimento do município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 2012, o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo deliberou pelo tombamento do conjunto, sendo, desde então, este o único bem tombado pelo órgão no município.

Projeto

A partir de parceria do Instituto Pedra com a Prefeitura de Araçatuba, foi firmado, em setembro de 2016, um acordo de cooperação para viabilizar o projeto de restauração e adaptação do edifício da Oficina de Locomotivas.

A primeira fase do projeto se dividiu em três etapas principais: elaboração do projeto cultural, pesquisa para definição de novos usos do espaço e projeto de restauro e adaptação. Com isso, buscou-se apontar a evolução arquitetônica do equipamento ao longo do tempo e suas patologias, vendo quais as melhores formas de intervenção no local, além da intenção de contextualizar a importância da oficina no contexto da cidade e identificar quais as suas necessidades nos campos de cultura, educação, lazer, turismo, etc.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisa histórico-documental e Memorial de Levantamento métrico-arquitetônico

Levantamento métrico-arquitetônico

Relatório de atividades e metas

Viabilização do Projeto

Em maio de 2017 o projeto foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural – ProAc/ICMS no valor de 499.387,24 reais para início da captação de recursos, contando com o patrocínio das Lojas Havan.

Contratos e acordos

Prefeitura de Araçatuba – Acordo de Cooperação

Para ser um parceiro patrocinador, basta escrever para contato@institutopedra.org.br

Outros projetos.

pt_BR