A história
A Casa da Rua Direita é um sobrado construído no século 18, parte do conjunto tombado como patrimônio nacional pelo Iphan em 1938, que conserva vestígios da sua arquitetura original, sobretudo em seu pavimento superior. A edificação será uma extensão das instalações do Museu de Mariana (localizado na também restaurada Casa do Conde de Assumar, a poucos metros de distância).
Ainda que tenham sido construídas na mesma época e possuam sistemas construtivos similares, suas tipologias arquitetônicas são diferentes.
O projeto
O Projeto do Museu de Mariana na Casa da Rua Direita envolverá a restauração e adaptação do imóvel para a implantação de espaço para exposições, o que incluirá a instalação de um auditório.
Para tanto, serão realizados tanto os projetos executivos de arquitetura e restauração – incluindo projetos complementares – quanto o gerenciamento das obras envolvidas em todo o curso do projeto.
Com relação ao uso do espaço, será implantado o projeto de museografia e comunicação, além do desenvolvimento de um programa educativo e também um plano gestão. As entregas de museografia incluem a aquisição do acervo expositivo e o desenvolvimento de uma cartilha de roteiro turístico integrado, interligando o Museu aos demais bens de interesse cultural da cidade.
Projeto de restauração da Casa da Rua Direita para implantação de unidade do Museu de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, Iphan e Prefeitura de Mariana, financiado com recursos do Instituto Cultural Vale e apoio do BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Contratos e acordos