Fundada em 1848, no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, a cidade de Itabira se desenvolveu como um ponto estratégico de mineração. Além da reputação no âmbito econômico, o município é conhecido por ser a terra natal de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes escritores brasileiros, cuja obra é profundamente influenciada pela memória dos cenários naturais e urbanos da cidade mineira.
O projeto cultural tem como ponto de partida o restauro do Antigo Hospital Nossa Senhora das Dores, localizado na região central de Itabira. O edifício foi construído no século 19 e pertenceu, originalmente, ao major Paulo José de Souza, importante figura política e primeiro presidente da Câmara Municipal (1833-1837). Em 1859, após mudanças de uso do espaço e obras de adaptação, o edifício foi convertido em hospital.
Diante do intenso processo de degradação dos materiais e das intervenções equivocadas realizadas ao longo das últimas décadas, o antigo hospital encontra-se descaracterizado e estruturalmente comprometido. Em 1988, o imóvel foi tombado no âmbito municipal e, em 2010, foi incorporado ao patrimônio público.
- Fachada do edifício na década de 1970 – Foto: Autor desconhecido/Acervo fotográfico do Hospital
- Fachada do edifício em 2024, antes das obras de recuperação – Foto: Renata Campiotto/Acervo Instituto Pedra
Projeto cultural
O projeto é uma parceria entre o Instituto Pedra e a Prefeitura Municipal de Itabira, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Vale, integrando um plano de recuperação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Estão incluídos o projeto arquitetônico de restauro do antigo hospital e a elaboração do plano de usos para a edificação, visando à implantação de uma biblioteca pública, com espaço de acolhimento e atendimento ao público, áreas de convívio e de leitura, acervos de livre acesso e salas de guarda de obras raras, com maior controle do fluxo de pessoas.
O projeto contempla a recuperação estrutural predial, considerando a carga prevista para o novo uso e exigências de segurança e acessibilidade. Além disso, busca sempre respeitar a trajetória do edifício – isto é, intervindo nos sistemas construtivos tradicionais sem afetar a autenticidade dos materiais remanescentes.
Além do antigo hospital, está previsto o projeto de recuperação da chamada “casa de orates” como edificação de apoio administrativo da futura biblioteca. Também está em desenvolvimento o estudo para a construção de um anexo para a complementação do programa de usos do equipamento cultural. Essa nova edificação será desenvolvida em linguagem contemporânea e promoverá a integração espacial na escala urbana do conjunto, com enfoque em novas áreas abertas de circulação e um novo paisagismo.
Um seminário destinado a professores e estudantes deverá ser realizado com a comunidade local, envolvendo temáticas relativas a potencialidades de desenvolvimento e modelos de gestão do equipamento cultural restaurado.
Projetos futuros
Em um segundo momento do projeto cultural, está previsto o desenvolvimento dos projetos arquitetônico e museológico, além de um programa de educação patrimonial para o Museu de Itabira e a Casa de Drummond, equipamentos culturais de Itabira. Ambas as etapas se encontram em fase de captação de recursos.


Você precisa fazer login para comentar.