Loading...
  • Acreditamos no patrimônio como uma construção social que deve ser abordado de forma integral

    Saiba mais

  • Como uma abordagem integrada permite a devolução de um patrimônio à cidade

    Saiba mais

  • História de um patrimônio: assista ao documentário que realizamos sobre a Vila Itororó

    Saiba mais

Nossos projetos.


Segundo as características de cada bem cultural, além de preservá-lo, buscamos aprofundar pesquisas históricas, fortalecer as relações sociais com seu entorno e difundir o conhecimento adquirido. Atualmente, contamos com as seguintes iniciativas em fase de execução.

Atividades.


 

Nosso principal objetivo é valorizar o patrimônio, por meio da recuperação material e de suas relações simbólicas e sociais, dando propósito integral à sua preservação, por meio dos seguintes tipos de serviço:

Projeto Arquitetônico

Com uma equipe qualificada de arquitetura, realizamos estudos preliminares, levantamentos, projetos básicos e executivos de arquitetura para bens de interesse cultural a serem avaliados pelos órgãos de preservação do patrimônio. Também contratamos e supervisionamos empresas especializadas para a elaboração de projetos complementares (elétrica, hidráulica, estrutura, prevenção e combate a incêndio, etc.), assim como para as aprovações necessárias frente às prefeituras  e órgãos responsáveis.

Gerenciamento de obras civis

A partir de processos minuciosos, o Instituto Pedra seleciona, contrata e supervisiona empresas especializadas para a execução de obras de restauração e modernização de edificações de interesse cultural. Para assegurar a qualidade desde a execução até a prestação de contas, todas as equipes trabalham em conjunto. Ao término das obras, é entregue à instituição gestora um “manual de conservação” do bem restaurado, para que a sua manutenção possa ser feita de forma qualificada.

Curadoria e produção de exposições

A partir de temáticas caras ao Instituto Pedra e da necessidade de difusão de acervos vinculados a instituições de salvaguarda do patrimônio, organizamos exposições, projetos museológicos e expográficos, além de atividades complementares, como mediação cultural, programas educativos, produção de catálogo e outras publicações.

Gestão de acervos

Algumas instituições contam com acervos históricos, artísticos e documentais de alta relevância, que precisam ser conservados. Em muitos casos, são também coleções que podem atrair grande interesse do público. Para essas demandas, o Instituto Pedra seleciona e contrata empresas especializadas em serviços como inventário, catalogação, higienização, restauração, acondicionamento, digitalização e demais atividades para preservar o acervo em questão.

Programa Educativo

Para a realização de um projeto no campo do patrimônio, é necessário que se pesquise o objeto de trabalho e se estudem diferentes abordagens. Esse processo gera conhecimento, que deve ser compartilhado para enriquecer a relação da sociedade com o bem patrimonial. Assim, elaboramos e implantamos programas com atividades como seminários, cursos, oficinas, visitas guiadas e ações mediadas, podendo ser realizadas em parceria com instituições do campo da educação e da cultura.

Publicações

A partir de pesquisas em torno de nossos objetos de trabalho, reunimos material histórico, técnico e científico para a publicação de vídeo documentários, livros, catálogos e artigos para divulgar o bem patrimonial em questão, as atividades realizadas e seus respectivos impactos sociais, buscando compartilhá-las também como boas práticas no campo do patrimônio.

Plano de Gestão

Considerando que parte dos projetos realizados preveem a criação ou requalificação de equipamentos culturais, elaboramos um plano baseado nas necessidades da instituição gestora. O plano apresenta análise territorial, tipos de uso do espaço, perfil e qualificação profissional da equipe, programação cultural básica e complementar, serviços de manutenção predial, orçamento estimado, fontes de recurso complementares e todas as informações que favoreçam uma gestão sustentável e eficiente.

Consultoria e Assessoria

Para algumas empresas e instituições, a decisão sobre a realização de um ou mais projetos para salvaguardar o patrimônio cultural exige um olhar estratégico e financeiro prévio. Nesses casos, oferecemos consultorias estratégicas, que podem resultar em projetos a serem realizados em conjunto com a instituição contratante.

Sobre o Instituto.


O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, baseada em São Paulo. Fundado em fevereiro de 2013, desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural.

Nossa missão

Realizar intervenções e leituras que valorizem o patrimônio cultural, gerando conhecimento com enfoque integrado, considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial

Visão de futuro

O Instituto Pedra pretende ser uma referência da sociedade civil no campo do patrimônio cultural por sua abordagem integrada, através de ações sustentáveis e duradouras

Parceiros.


Resultado de imagem para logo bndes           logo unifetecnehub         logopuc

logo MAB Advogados           logo_ppal        vale_c

 

Nossa Equipe.


Composta por profissionais com diversas formações acadêmicas e experiências profissionais, nossa equipe trabalha sob constante troca de conhecimento e preocupação com a sustentabilidade dos projetos, em diálogo com os públicos participantes e beneficiados.

Luiz Fernando de Almeida

Luiz Fernando de Almeida

Diretor Presidente

Por quase 10 anos, atuou como presidente do IPHAN e coordenador nacional do Programa Monumenta, dirigindo a implementação da política de patrimônio no Brasil. Também foi Membro do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco de 2008 e 2011, fundador da revista Óculum e Diretor do Museu de Arte do Rio. Formado em Arquitetura, é um dos fundadores do Instituto Pedra.

Norton Ficarelli

Norton Ficarelli

Diretor Adjunto

Profissional do campo do patrimônio cultural desde 2011, integrando a equipe do Instituto Pedra em 2013 na elaboração e execução de projetos. Com Master em Gestão Cultural na Universitat de Barcelona e graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero,  trabalhou anteriormente em instituições como Osesp, Cisne Negro Cia. de Dança, Museu do FC Barcelona e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Benjamim Saviani

Benjamim Saviani

Arquiteto Coordenador

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com formação complementar na Università degli Studi de Florença e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. Ingressou inicialmente para a equipe de arquitetura da Vila Itororó, sendo atualmente responsável, junto com Mariana Victor e Luiz Fernando de Almeida, pelos projetos de restauração e acompanhamento de obras do Instituto Pedra.

Mariana Victor

Mariana Victor

Arquiteta Coordenadora

Formada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Restauro do Patrimônio Histórico e Urbanístico pela FAU Santos. Trabalhou em escritórios de arquitetura e colaborou em projetos de restauração diversos antes de integrar a equipe de arquitetura da Vila Itororó. Atualmente é responsável pelos projetos de restauração e acompanhamento de obra do Instituto Pedra, juntamente com Benjamim Saviani e Luiz Fernando de Almeida.

Carla Calixto

Carla Calixto

Gerente Administrativo-Financeiro

Com experiência acumulada de 8 anos na área administrativa/financeira, possui Bacharel em Administração de Empresas na Universidade 9 de Julho e MBA em Finanças Avançadas pela Universidade Paulista. Desde 2015, faz o gerenciamento administrativo dos diversos projetos que o Instituto Pedra realiza, além de coordenar o Departamento Administrativo interno.

Alessandro Percinoto Pompei

Alessandro Percinoto Pompei

Gerenciamento de obras de restauração

Atuou mais de 20 anos junto a iniciativa privada, na gestão de contratos, planejamento e execução de obras de restauração de patrimônio arquitetônico como centros culturais, teatros, museus e igrejas. Cursou Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Belas Artes em São Paulo.

Alan Gualberto

Alan Gualberto

Coordenador de Projetos

Formado em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades, ambos pela Universidade Federal do ABC, desenvolve pesquisas nas áreas de políticas culturais de memória e regulação das organizações da sociedade civil. Integra a equipe do Instituto Pedra desde 2017, atualmente coordenando os projetos em execução.

Conselho Consultivo.


Para dar orientação e suporte a decisões estratégicas sobre os rumos do Instituto Pedra, constituímos um Conselho Consultivo, formado dos profissionais reconhecidos internacionalmente no campo do Patrimônio Cultural.

Francisco Javier Lopes Morales

Francisco Javier Lopes Morales

Conselheiro

Doutor em Estudos Urbanos e Planejamento pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble II, França, possui uma trajetória reconhecida de 33 anos na área do Patrimônio Cultural, como Vice-presidente Internacional para América do ICOMOS e representante do México nas reuniões do Comitê de Patrimônio Mundial desde 1996, encarregando-se da avaliação das nominações à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2009 e 2010, e como Diretor de Patrimônio Mundial do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) desde 2001.

Juan Luis Isaza Londoño

Juan Luis Isaza Londoño

Conselheiro

Arquiteto pela Universidade Pontifícia Bolivariana (Medellín), realizou estudos também em Gestão Cultural na Universidade Complutense de Madrid. Ocupou os mais altos cargos relacionados ao patrimônio cultural nos âmbitos nacional da Colômbia e da cidade de Bogotá. Foi consultor do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, da Unesco e do World Monuments Fund. Professor convidado em várias universidades da América Latina e do Caribe e da Europa; membro de comitês, conselhos e secretarias de diversas instituições culturais na Colômbia e no exterior.

Nani Arias Incollá

Nani Arias Incollá

Conselheira

Especialista em Conservação do Patrimônio pela Universidade de Napoli, Itália. Professora Titular das Universidades de Buenos Aires, Nacional de Mar del Plata e Católica de Salta. Presidente do Centro Internacional de Conservação do Patrimônio – CICOP Argentina. Assessora da Comissão Nacional de Museus, Monumentos e Lugares Históricos da Argentina. Coordenadora da Unidade de Projeto e Gestão do Plano de Obras da Manzana de las Luces pela Secretaria de Cultura da Nação Argentina.

Román Fernández-Baca Casares

Román Fernández-Baca Casares

Conselheiro

Arquiteto pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilla (ETSA), foi chefe do Serviço de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Província de Málaga até 1990, quando assumiu a Diretoria do Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, cargo que ocupa até hoje. Professor de História da Arquitetura Contemporânea, entre 1996-2008 na ETSA. Membro do Conselho Nacional do DOCOMOMO IBÉRICO, da equipe de redação da Carta de Cracóvia e dos Patronatos do Alhambra e do Real Alcázar de Sevilla.

Publicações e ações institucionais


Aqui, você pode acompanhar as principais ações institucionais do Instituto Pedra.

28/07/2020

Chamada Aberta nº 001/2020 – Elementos Artísticos Integrados – Igreja de São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar, Mariana-MG

Comunicamos o encerramento da chamada pública 001/2020, com a seleção da empresa SILVIO LUIZ ROCHA VIANA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO para execução dos serviços de Conservação e Restauro dos Elementos Artísticos Integrados da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar, em Mariana/MG. Agradecemos a todos demais participantes pela elaboração e […]

11/03/2019

Diretor-presidente do Instituto Pedra escreve artigo para revista espanhola

A edição comemorativa de 25 anos da Revista PH, editada pelo Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico – IAPH, na Espanha, contou com o artigo Patrimonio y alfabetización. El caso de Vila Itororó en Brasil escrito por Luiz Fernando de Almeida, diretor-presidente do Instituto Pedra. O texto completo, em espanhol, também pode ser acessado no site do IAPH.

14/01/2019

Chamada Aberta nº 001/2019 – Palácio da Aclamação, Salvador-BA

Chamada Pública nº001/2019 encerrada: Comunicamos o encerramento da chamada pública 001/2019, com a seleção da empresa RC RESTAURAÇÃO E CONSTRUÇÃO para realização parcial das obras de restauração do Palácio da Aclamação. Agradecemos a todos demais participantes pela elaboração e envio de propostas. – Em função da necessidade de contratação de empresa especializada para realização parcial das […]

Entre em contato.


Agora que nos conhece melhor, escreva-nos para estarmos em contato.

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado!
pt_BR